quinta-feira, 5 de abril de 2012

Dicas Lia Salgado

As áreas de planejamento, gestão e controle oferecem ótimos salários. São áreas que vêm crescendo recentemente, em sintonia com a modernização e profissionalização da administração.

Lia sugere que o candidato estude por bons livros a teoria, faça exercícios didáticos de cada ponto para fixar conteúdos e, aí sim, num segundo momento, refaça provas anteriores da mesma banca organizadora.

Estamos falando de órgãos como os tribunais de contas dos municípios (somente no Rio e em SP), dos estados –os TCEs-, e da União – oTCU-, todos responsáveis pelo controle da administração pública. E, ainda, as secretarias de Planejamento e gestão dos estados e o ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão. Também os municípios têm necessidade de servidores especializados em planejamento e orçamento. Tudo isso compõe um segmento em franca expansão, com necessidade de servidores qualificados.

Área fiscal serve de base
Para quem pretende concorrer a uma dessas vagas, vale começar o estudo pela preparação básica da área fiscal e, em seguida, priorizar as matérias referentes ao cargo pretendido. Em geral, disciplinas como administração pública, administração financeira e orçamentária (AFO), economia e outras relacionadas a controle externo e gestão são cobradas nos editais.

Na verdade, esse segmento pode ser considerado um “viés” em relação ao estudo para a área de fiscalização. Para quem não quer desviar o foco, é válido manter-se na área fiscal e ficar atento a editais para órgãos de planejamento, gestão e controle. Com a inclusão de apenas uma ou duas disciplinas especificas do edital, o candidato terá plenas condições para conquistar uma vaga.

Texto na íntegra AQUI

Lia Salgado, colunista do G1, é fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, é consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”

Nenhum comentário:

Postar um comentário