quinta-feira, 5 de abril de 2012

Dicas de Estudo II

A produtividade aumenta quando o candidato define dias e horários de estudo e prepara um quadro onde estabelece as matérias de cada dia. Todo o conjunto de disciplinas deve ser distribuído a cada semana ou quinzena, de acordo com o tempo disponível. Alternar disciplinas de cálculos, se houver, com as de leitura também ajuda a melhorar o rendimento.

O estudo precisa ser dinâmico para que o candidato mantenha a concentração/atenção. Para isso, é importante a resolução de exercícios didáticos a cada ponto da matéria, com consulta à teoria. Essa alternância facilita a compreensão e memorização dos conteúdos, além de tornar a atividade menos monótona. A segunda fase do estudo seria elaborar fichas-resumo dos pontos, com quadros explicativos e esquemas que auxiliam a organizar e sedimentar as informações, além de se tornarem excelente material para revisões futuras.

A partir do momento em que o candidato estiver familiarizado com as matérias básicas, deve ficar atento às notícias sobre editais interessantes relativos à área escolhida. Quando estiver próxima a publicação de um bom edital, pode iniciar o estudo das disciplinas específicas, lembrando-se de manter o conhecimento adquirido das matérias básicas.

Quando sair o edital
Publicado o edital, é preciso analisar o formato das provas e a pontuação exigida para cada disciplina, grupo ou prova. Disso dependerá a estratégia a ser adotada para o estudo entre a data do edital e o dia do concurso. O candidato deve dividir o tempo a ser dedicado a cada matéria levando em conta o grau de conhecimento ou não no assunto, o número de questões e o peso da disciplina na hora da prova. E, ainda, se a pontuação será agrupada com outra matéria. A leitura minuciosa do edital é da maior importância, inclusive observando cada item do conteúdo programático. Pode acontecer de o nome da disciplina não aparecer no edital, mas seu conteúdo estar embutido sob o título de outra matéria.

Nesse momento, é fundamental a resolução de provas anteriores da banca examinadora, para que o candidato conheça o estilo de questões e possa verificar assuntos que precisem ser aprofundados. Em razão do pouco tempo entre o edital e a prova, muitas vezes pode ser mais vantajoso estudar muitos pontos pequenos, em vez de estudar poucos assuntos muitos extensos e complexos. Assim, mais itens do edital podem ser abrangidos e, consequentemente, o número de questões envolvidas tende a ser maior.

Se possível, os 15 dias antes da prova devem ser usados para revisões finais. Na véspera da prova, a indicação é descansar o cérebro e buscar atividades relaxantes para estar em ótimas condições no dia. Uma boa caminhada e programas divertidos são boas opções.

Após a prova, o trabalho continua
Depois da prova, é hora de examinar os resultados. Se a pontuação foi suficiente para a aprovação e classificação dentro do número de vagas, excelente! Caso contrário, é preciso verificar onde a preparação pode ser melhorada e retomar os estudos. Concurso público é projeto de médio prazo e, muitas vezes, reprovações fazem parte da trajetória. Quem segue adiante tem a oportunidade de qualificar o desempenho até o patamar de excelência necessário, não só quanto ao conhecimento das matérias, quanto com relação à estabilidade emocional e estratégia no dia da prova.

Para quem inicia os estudos somente a partir da publicação do edital, alguns cuidados adicionais devem ser tomados. Na definição do tempo a ser dedicado a cada matéria, é essencial uma estratégia baseada diretamente na pontuação necessária para a aprovação, definida no edital, para que possam ser garantidos os pontos mínimos em cada quesito.

O mais importante, nesse caso, é o candidato, caso não seja aprovado, ter consciência de que adquiriu parte do conhecimento necessário e que pode retomar a preparação, agora com mais qualidade e profundidade. Assim, poderá estar pronto quando sair outro edital. De outro modo, quando for publicado novo edital, terá perdido tempo e o conhecimento do concurso anterior, comprometendo as chances de aprovação.


Lia Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário